QUAL BATALHA VALE A PENA LUTAR?

Marcos Pontes
06 /08/2008

A vida é uma caminhada constante em direção dos nossos objetivos. Nesse esforço, inevitavelmente temos que enfrentar desafios, vencer batalhas. Na verdade, passamos grande parte do nosso tempo lutando batalhas! Isso não é problema. A vida é assim. Isso é normal e saudável. Isso é viver!

Por outro lado, muitas pessoas sentem-se sobrecarregadas. São tantas batalhas a cada dia! “Tudo é razão de estresse! Tudo tem de estar perfeito!”.

Lembre-se disso: você é o único responsável em escolher as suas próprias batalhas!

É importante prestar muita atenção nessa escolha. Se você tem tantas batalhas assim, pode ser que muitas delas não têm qualquer sentido. São apenas distrações.

Freqüentemente ficamos irritados com alguém que nos corta no trânsito, ou com uma resposta atravessada do companheiro de trabalho, ou com a opinião dos outros, ou tentando agradar a todos, etc.

Pare e pense com a visão mais ampla. Qual é o seu objetivo maior nessa fase de sua vida?

Todas essas coisas só consomem energia e tempo preciosos. Recursos importantes para conseguirmos chegar aos nossos objetivos.

Fique atento! A maneira mais comum utilizada pelos nossos inimigos para tentar nos tirar do caminho do sucesso é colocar distrações em nosso caminho.

Cada vez que você se sentir desafiado, ou irritado, pergunte-se: “Isso é realmente importante para os meus objetivos? Ou seria isso apenas uma distração? Estaria eu apenas fazendo o que outros querem que eu faça, como uma marionete? Enfrentando essa batalha eu estou trabalhando na direção dos meus objetivos, ou apenas para os objetivos de outras pessoas?”

Se a batalha não valer a pena, ou não for sua, ou não for de seu interesse, apenas esqueça o assunto e focalize no que realmente interessa!

Hoje em dia todos são muito sensíveis às ofensas de outras pessoas. Qualquer coisa é razão para sentir-se irritado, magoado, chateado. Por que? O que você precisa provar? Para quem? Deixe isso para lá! Deixe os presentes ruins com quem os criou.

Escolha suas batalhas com sabedoria. Não perca tempo com pequenas ofensas, com assuntos do passado, com revanches ou coisas sem importância para os seus objetivos atuais. Esqueça essas coisas!

Olhe para frente e mantenha a visão focada no que vale a pena.

Quantas batalhas você tem lutado sem razão? Quantas discussões sem sentido você venceu nos últimos tempos? Quanto tempo você perdeu com isso? Valeu a pena? Você provou que estava certo...ou errado, e daí? Você chegou mais perto do que realmente é importante para você: seus sonhos?

Pessoas fortes não são aquelas que vencem pequenas batalhas, ou disputas que já estavam enterradas no passado. Pessoas fortes são aquelas que sabem exatamente o que querem do futuro, escolhem apenas as batalhas que estão exatamente no seu caminho do sucesso, vencem a guerra e chegam ao objetivo.

Além de esquecer as ofensas, outro dilema comum, é tentar satisfazer, ou agradar, a todas as pessoas. Isso é impossível. Sempre haverá alguém que, “sem qualquer razão” irá odiá-lo e vai detestar assistir as suas vitórias. Isso tudo independentemente dos seus esforços ou atitude positiva. Mesmo que você faça tudo de positivo, inclusive para aquela mesma pessoa, ainda restará dentro dela milhões de conflitos como ciúmes, inveja, sensação de incompetência, etc. Lembre-se que isso não é problema seu. Isso é problema dessa pessoa negativa!

Não perca tempo com ela, ou tentando resolver as questões que não importam aos seus objetivos. Não perca tempo tentando conseguir aprovação de todos sobre tudo. Você não precisa da aprovação de todos. Você precisa apenas da competência de alguns.

Também não se preocupe com os críticos. Você precisa fazer a sua parte e realizar idéias. Eles farão apenas à parte que sabem fazer: criticar. Não tente mudá-los. Eles não sabem fazer outra coisa. Tenha pena deles, mas não pare o seu trabalho por isso, nem por um segundo.

Use todo o seu tempo dando atenção e trabalhando com as pessoas positivas. Aquelas que fazem você se sentir bem no seu convívio e o ajudam produzir cada vez mais. Essas pessoas valem a pena. Elas comemoram o seu sucesso e contribuem para isso, enquanto também trabalham para o seu próprio sucesso e felicidade.

Portanto, deixe de lado as distrações e pequenas ofensas. Escolha bem as suas batalhas! Tenha disciplina e mantenha o seu foco em seus objetivos.

Dessa forma você saberá claramente aonde investir o seu tempo, ou seja, quais batalhas lutar, e quais ignorar. Acredite, existem mais batalhas a ignorar do que aquelas a enfrentar. Lembre-se que Deus luta a maior parte delas por você. Concentre-se nisso quando sentir-se ofendido por qualquer coisa!

 

Marcos Pontes
Colunista, professor e primeiro astronauta profissional lusófono a orbitar o planeta, de família humilde, começou como eletricista aprendiz da RFFSA aos 14 anos, em Bauru (SP), para se tornar oficial aviador da Força Aérea Brasileira (FAB), piloto de caça, instrutor, líder de esquadrilha, engenheiro aeronáutico formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), piloto de testes de aeronaves do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), mestre em Engenharia de Sistemas graduado pela Naval Postgraduate School (NPS USNAVY, Monterey - CA).
A reprodução deste artigo é permitida desde que seja na íntegra e que seja citada a fonte: www.marcospontes.net